quarta-feira, 7 de março de 2012

Ora-Pro-Nobis

Olá Pessoal!!!

Em uma das minhas viagens por Minas Gerais, visitei a pequena cidade de Tiradentes! Ô cidade gostosinha...e a culinária então!? Nossa...Os mineiros cozinham muito bem né!?
Pois é...e foi lá que eu experimentei um prato chamado "Frango Ora-pro-nobis". EEEETAAAA
O Wikipedia ajuda a explicar:
Ora-pro-nobis (Pereskia aculeata), do latim "rogai por nós", é uma cactácea, um cacto trepadeira com folhas.[1] Tem espinhos e pode ser usada em cercas-vivas, se desenvolvendo bem tanto na sombra como no sol.
Originária do continente americano, encontram-se variedades nativas dessa hortaliça perene, rústica e resistente à seca da Flórida, nos Estados Unidos, à região sudeste do Brasil.
Segundo tradições populares, o nome teria sido criado por pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre, enquanto ele rezava em latim: Ora pro nobis.
O nome científico é uma homenagem ao cientista francês Nicolas-Claude Fabri de Peiresc, e o termo aculeata vem do latim e significa espinho, agulha.
E a parte que eu mais gostei:
Acredita-se que o cultivo em larga escala do ora-pro-nobis poderia representar uma revolução nos recursos alimentícios da humanidade, devido a seu fácil cultivo, grande produção e alto valor nutricional.
Além disso, li que existem estudos que mostram que ela Ajuda a prevenir o Câncer...


Com todas essas características mega boas, além do gosto maravilhoso...Minha mãe resolveu cultivar no canteiro aqui de casa!


Do ponto de vista ornamental, a “ora-pro-nobis” apresenta uma florada generosa que ocorre entre os meses de janeiro a abril, produzindo um espetáculo surpreendente. O curioso é que poucas pessoas conhecem ou tiveram a oportunidade de presenciar sua floração que, embora seja exuberante, é efêmera, pois dura apenas um dia.

Com licença...Essa foto é minha! Nossa ora-pro-nobis floriu!




Após a floração, o “ora-pro-nobis” produz frutos em forma de pequenas bagas amarelas e redondas, entre os meses de junho e julho. E aí vem um ponto importante a ser observado: nem todas as variedades desta planta são comestíveis; apenas a que tem flores brancas, com miolo alaranjado e folhas pequenas.

 Os frutos eu já vi!!! mas essa foto não é minha.




Enfim, muito bom, muito bem...e ai!?
Ahh só queria mostrar que minha mãe prendada, fez um almoço gostoso pra gente esse final de semana com Frango Ora-pro-nobis! Ficou SHOW!!!
Eu que colhi no canteiro ...lavei com amorrrrrr

Teve arroz e saladinha com gergelim! Almoço saudável e delicioso!


Quem quiser, estou disponibilizando mudas de ora-pro-nobis... :)

Super beijosss





3 comentários:

Unknown disse...

olá!
ganhei uma muda de ora pro nobis, mas fico na duvida porque minha planta não se parece nada com cactos e não tem espinhos, e a primeira foto que vc postou é identica a minha plantinha.Tenho pesquizado a dias e até vi comentarios de que existe ora pro nobis sem espinhos, mas sem fotos.
O seu tem espinhos?
bj

Juliana Dias disse...

Olá! Ela não é cáctus não...é arbusto mesmo. Mas a minha tem uns espinhos bem afiadinho viu..não são como a da roseira, mas são maiores. E tenho sempre que tomar cuidado na hora que vou colher porque dói! hehe

Unknown disse...

Boa tarde, esou procurando quem me possa enviar para Portugal algumas mudas de Ora Pro Nobis? contacto: j-antonio@live.com.pt

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...